DANÇA MODERNA / TEATRO / 3ª IDADE

"A Dança Moderna , criada nos últimos anos do século dezenove e primeiros do vinte teve raízes e intenções bem distintas. Sua grande iniciadora foi Isadora Duncan , mas a primeira técnica estruturada de Dança Moderna foi a de Martha Graham, criada nos anos 20 e 30 desse século. A Dança Moderna Americana apareceu com o intuito de rejeitar a Dança Académica ou Clássica. Os bailarinos dançam descalços , trabalham contracções , torções , desencaixe etc , e seus movimentos são mais livres , embora respeitem uma técnica fechada. Depois de Martha Graham , vieram outros nomes que enriqueceram ainda mais o cenário da época : Doris Humphrey, Lester Horton, José Limon e outros.




As suas técnicas encontram-se em alguns pontos, mas divergem muito.As suas escolas
existem  nos Estados Unidos , berço da Dança Moderna. Este estilo procura dar mais ênfase aos sentimentos, aos sonhos, tentando teatralizá-los ao máximo através de movimentos corporais."

                                     

Martha Graham:

"Martha Graham é uma das principais construtoras da dança moderna (modern sound). Nasceu nos EUA em 1894 e faleceu em 1991. Estudou na Denishawn e fundou em 1927 a sua própria escola, baseada na crença profunda de que o corpo e o movimento poderiam transmitir tudo de maravilhoso que o ser humano pode ter.

Sua técnica explorava a angulosidade agressiva com espasmos e tremores nervosos, porém extremamente racional com fundamento na respiração. Seus princípios eram: contracção e relaxamento, expressão do esforço, contacto com o solo, e trajectória mística do ser humano em sua batalha contra a solidão. Ao longo de sua vida, teve como administradores várias personalidades importantes como: Charles Chaplin, Indira Gandhi, o Papa João Paulo II, etc. Muitos astros e estrelas do cinema tiveram sua orientação.

Martha Graham interpretou suas próprias obras e seus discípulos mais importantes foram Anna Sokolov, Paul Taylor, Merce Cunninghan, Robert Cohan, Herbert Ross, Glen Tetley, Larlubovitch, John Butler e Twyla Tharp.

Foram criadas por ela mais de 30 obras, entre as quais destacamos “Heretic” (1929), “Lamentation” (1930), “Primitive Misterys” (1931), “Frontier” (1936), “Every soul is a circus” (1939), “Appalachian spring” (1944), “Deaths and entrances” (1940 a 1946).
Martha é a criadora da frase: “Não escolhemos a dança, ao contrário, nós é que somos escolhidos por ela”.
Sua técnica é tão importante na história da dança que até hoje seus métodos são exigidos em mostras e festivais. Martha foi, sem dúvida, o nome mais importante da dança moderna."







TEATRO


Pode-se contar um história por escrito ou representando.Os atores de uma peça geralmente representam e falam ; obras
desse tipo são representadas em teatros.
Os primeiros teatros que conhecemos foram construídos pelos antigos gregos.Contruídos ao ar livre, os assentos eram dispostos numa colina inclinada e o palco era apenas um relvado.
Os teatros gregos não começaram com atores, e sim com números de canto e dança em honra dos Deuses .Executados por coros, esses cantos continham diversos episódios da história dos Deuses.
Os membros dos coros acabaram por representar as histórias que cantavam.
Foi o início do teatro.Mais tarde compuseram cómedias ou tragédias. Durante séculos não houve teatro na Europa.
Na Idade Média , o teatro suscitou interesse renovado. Representavam-se peças profonas a que o povo gostava muito.
O teatro moderno teve suas origens na França, na Itália e na Inglaterra.
A populariedade do teatro provocou o nascimento de teatros ambulantes. Teatro\ Sua arquitetura Moderna. Todo teatro compõe -se de três partes
básicas ( palco, platéia, áreas de serviço ).
Teatro ambulante. Faz apresentações a o ar livre e em diversos lugares.
O teatro medieval floresceu do séc. x até o 16 mas pouco foi desaparecendo em virtude das lutas religiosas provocadas pela Reforma.

Platéia - onde o público assiste à apresentação. Uma platéia bem projetada deve permitir que todos vejam e ouçam o que acontece no palco sem dificuldade. Ter um espaço entre as cadeiras é aconselhavel. O tamanho pode variar de teatro para teatro tendo também espaço entre a platéia e o palco.

Palco - Os palcos de hoje em dia são construidos em três tipos básicos, palco italiano, palco semi - arena e palco de arena.

Palco italiano - é o palco que os espectadores assistem a apresentação só pela frente. Este palco tem uma cortina que é fechada para mudança de cenário, tempo ou final da apresentação. Normalmente o espaço entre a platéia e o palco é maior que o do palco de arena.

Palco de arena - é um circulo situado no centro da platéia que o público senta em arquibancadas ao redor. Em geral os teatros de arena são maiores e o público apresenta uma relação mais estreita. Os espectadores ficam suficientemente próximos do palco para verem as nuanças das expresões e gestos feitos pelos atores. O palco de arena permite cenários limitados.

Palco semi - arena - em geral é constituído de uma plataforma que avança pela platéia. O palco semi - arena aproxima o espectador do ator. Como a platéia circula parcialmente o palco de semi - arena, o cenário deve conter menos elementos. Em geral não há cortinas.
Foto de um teatro semi- arena
Area de serviço - em um teatro bem equipado, as áreas de serviço incluem oficinas para construção de cenários. A maioria dos teatros, porém, não possuem equipamento para construir cenários. Teatro\cenografia

A cenografia tem dois objetivos básicos - contribuir para a conpreensão da peça por parte do público e criar através de materiais e efeitos cênicos, o ambiente e a atmosfera básicos da peça.
O cenógrafo - começa seu trabalho estudando a peça como um todo. Deve considerar o número, o tamanho e os tipos de cenários necessários. A partir desse momento, o cenógrafo começa a desenhar as peliminares para descuti-las com os diretores. Chegando a solução final, desenho os cenários em perspectiva e em plata baixa. Teatro\iluminação e sonosplatia

A iluminação - desempenha um papel muito importante na criação da atmosfera cênica. Muitas vezes a iluminação de um espetáculo é concebida pelo próprio diretor ou pelo cenógrafo. O iluminador estuda a peça, anota os efeitos de luz que concidera necessárias e discutios com o diretor e o cenógrafo. Geralmente ele só começa a trabalhar com o cenário. Teatro\os figurinos e a maquilagem

Os figurinos - Têm as mesmas funções básicas dos cénarios dos cénarios. Ajudam A compreensão por parte do público e expresam a atmosfera dominante da peça e das varias cenas. Os figurinos ajudam indentificar a época , o local em que se passa ação e a determinar ambientes espeíificos ,como, por exemplo,o campo.
A maquilagem - é muito importante para a caracterizaçãodos personagems. Um rosto pode indicar a idade , o estado de saúde , a ocupação e a personalidade básica de um personagem . A maquilagem também serve para restaurar a cor e a forma do rosto sob a luz forte dos refletrores.

Corte e plano do teatro Nacional de la Colline, em Paris. 

Tipos de teatro: itáliano, teatro grego ao ar livre, teatro moderno, teatro chinês, teatro fluvial, teatro japonês, teatro de marionetes, teatro chinês de personagem única, teatro de feira e teatro de fantoches. 


Uma das cenas da reprsentação da peça de Júlio César, de William Shakespeare, em 1965.
As representações teatrais na Grécia antiga.



Bibliografia ENCICLOPÉDIA DELTA UNIVERSAL REVISTA TERRA LIVRO VISITA A GRÉCIA ANTIGA ENCICLOPÉDIA LAROUSSE CULTURAL ENCICLOPÉDIA DO ESTUDANTE ENCICLOPÉDIA DELTA JÚNIOR.

Não é de hoje que os velhinhos (termo usado na melhor intenção) abandonaram o tricô e as sandalinhas. Lendo o jornal “A Tribuna” um dia desses me deparei com uma matéria contando que três senhoras, uma com mais de 90 anos, estavam saindo, como fizeram outras vezes, para viajar. Nada de incomum se elas não fossem no estilomochileiro! Isso mesmo, as três foram conhecer o litoral do nordeste, de carro e sozinhas! Uma aventura e tanto.
Bem, mas não é preciso tanta adrenalina para perceber que o pessoal da terceira idade já anda “mais saidinho”. Além de viagens espetaculares (que eu adoraria ir junto), eles já têm grande participação no comércio, lazer e, claro, na dança!
As aulas de dança estão cheias de senhores e senhoras que querem desenvolver seus dotes. Os bailes de dança de salão então… lotados! E olha que eu já fui em muitos, e eles sempre estão lá, para conferir!
Vai uma dica aí então para os que ainda não aderiram: Saiam da frente da TV, vão perder uns quilinhos e ganhar muito em distração. Vovôs e vovós corram para as academias de dança! Faz muito bem para a saúde também!!